F

 

Farmacóforo

O farmacóforo é definido a partir do conhecimento uma propriedade química proveniente de um grupo ou átomo presente na estrutura química responsável pela atividade biológica de interesse. Por exemplo, um farmacóforo é definido a partir da propriedade química (doação de ligação de hidrogênio) ao invés de um grupo químico específico. Assim, moléculas que contêm esse farmacóforo (como hidroxila ou nitrogênio de amida) apresentam atividade biológica, ao passo que as moléculas inativas não o possui.

O conceito de farmacóforo pode ser expandido em um modelo farmacofórico. Para tal, é necessário incorporar um conjunto de farmacóforos neste modelo, uma vez que as substâncias químicas bioativas usualmente possuem várias regiões de interação intermolecular que serão importantes para definir a sua atividade farmacológica e, por conseguinte, sua potência.

Como os farmacóforos definem uma região espacial onde ocorrerã a interação intermolecular, esses modelos farmacofóricos são estruturados de forma tridimensional, como mostrado na figura da esquerda (esferas verdes – interações lipofílicas, esfera vermelha – doação de ligação de hidrogênio). Modelos com maior refinamento usam também restrições espaciais referentes a regiões do sítio do alvo macromolecular estudado para reduzir o número de moléculas identificadas, focando somente naquelas que apresentam os farmacóforos de interesse e que não tenham grupos químicas nas regiões onde há a restrição espacial (esferas roxas).


Leitão, A.; Andricopulo, A.D.; Montanari, C.A. Eur. J. Med. Chem. 2008, 43, 1412-1422

 Publicado por às 8:36 PM