Q

 

Química medicinal

De acordo com a União Internacional de Química Pesquisa Pura e Aplicada – IUPAC (Pure & App. Chem., Vol. 70, No. 5, pp. 1129-1143,1998) a química medicinal é um disciplina baseada em química, que envolve aspectos da biologia e ciências médicas e farmacêuticas. Ela trata da invenção, descoberta, planejamento, identificação e preparação de compostos bioativos, o estudo do seu metabolismo, a interpretação de seus modos de ação ao nível molecular e a construção de relações estrutura-atividade (tradução livre).

 

QSAR

A relação quantitativa estrutura-atividade (QSAR) é estabelecida entre as propriedades físico-químicas e estruturais dos compostos químicos e sua atividade biológica (usualmente, a potência) por meio de um método quantitativo. Para tal, modelos computacionais são frequentemente usados para estabelecer tal tipo de relação.

 

QSPR

A relação quantitativa estrutura-propriedade (QSPR) é estabelecida entre as propriedades físico-químicas e estruturais dos compostos químicos e a propriedade físico-química ou biológica que está sendo analisada de forma quantitativa. Por exemplo, a permeabilidade em membrana celular é uma propriedade que pode ser analisada por meio de (i) modelos celulares, ou (ii) modelos que usam solventes como biomiméticos de membrana artificial.

 

QSRR

A relação quantitativa estrutura-retenção (QSRR) éum tipo de QSPR, no entanto sendo aplicada neste caso para estudo usando métodos de separação de compostos. Dentre os métodos mais comumente usados, temos a cromatografia, sendo especialmente comum o uso de HPLC.

 

QSTR

A relação quantitativa estrutura-toxicidade (QSTR) é um tipo de QSAR, sendo que neste caso a atividade tóxica é analisada em um sistema biológico (in vitro ou in vivo).