EMU/FAPESP – Citômetro de fluxo

 

Citômetro de fluxo Guava EasyCyte 8HT

 

O citômetro de fluxo Guava EasyCyte 8HT da empresa Luminex encontra-se no Laboratório de Ensaios Celulares (LabECel) do Grupo de Química Medicinal (NEQUIMED) no Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo (IQSC-USP). Este equipamento foi adquirido via projeto FAPESP 2011/07025-3 e está disponível para pesquisadores qualificados para usá-lo como Equipamento Multiusuário (EMU), conforme normas da FAPESP.

O equipamento está localizado no andar térreo do bloco Q2 do IQSC-USP, na Av. Trabalhador São-Carlense, 400 (campus I).

 

  • Nome do responsável: Prof. Dr. Andrei Leitão

 

  • Forma de treinamento de usuários: Os interessados deverão ter conhecimento prévio no uso de citometria de fluxo para poder utilizar o equipamento. Não possuímos técnico específico que saiba operar o equipamento, desta forma somente pessoal previamente qualificado poderá operar o equipamento. Neste caso, um treinamento será fornecido por um dos usuários para que este(a) novo(a) usuário(a) se familiarize com a interface do equipamento.

 

  • Forma de rateio de custos operacionais: O equipamento necessita de um fluido para limpeza (Guava Instrument Cleaning Fluid – ICF®) e de um reagente para calibração (Guava Easy Check®) além de uma célula de fluxo (Guava Flow Cell®) específicos da Merck-Millipore. Estes reagentes deverão ser adquiridos pelos usuários interessados, ou então poderá ser verificado a partir de contato por e-mail como proceder com estes custos. Os outros reagentes a serem usados no estudo são de custeio do usuário.
    O(a) usuário se responsabilizará pelo dano causado ao equipamento em caso de erro de manuseio e terá que arcar com os custos de conserto do mesmo com peças e materiais idênticos aos originais. Dependendo da demanda (caso seja contínua) um rateio dos custos de manutenção da vinda de técnico responsável deverá ser discutido.

 

  • Forma de acesso ao equipamento: Os interessados poderão entrar em contato diretamente via e-mail para andleitao@iqsc.usp.br

 

  • Normas de uso: A partir do contato via e-mail, será realizado um agendamento do equipamento e serão apresentadas as normas de uso do mesmo, especialmente considerando o manuseio de amostras e utilização da interface gráfica do software. Os interessados poderão entrar em contato caso tenham interesse em esclarecer dúvidas sobre o equipamento.

 

  • Especificações técnicas do equipamento: O equipamento conta com 2 lasers (azul e vermelho) para excitação dos fluoróforos e 6 canais de detecção de emissão (verde, amarelo, vermelho1 e 2, infravermelho próximo 1 e 2), além do canal de luz que atravessa a amostra sem desvio (FSC) e luz ‘desviada’ (SSC). Como não usa líquido para ajustar/focar a amostra, o equipamento trabalha com vazões baixas (entre microlitro e mililitro), pois ele usa uma tecnologia distinta que depende de uma célula de fluxo (isto é, um capilar) onde os lasers incidem nas amostras. Isto requer pequenos volumes de amostra. O equipamento permite desde o uso de tubos cônicos de centrifugação de 1,5 mL até placas de 96 poços. O volume morto dependende do tipo de tubo ou placa. Para placas de fundo chato, 150 microlitros são requeridos.
    Emissão máx. Green: 525/.30 nm

    Yellow: 583/26 nm

    Red1: 692/46 nm

    Red2: 661/19 nm

    NIR1: 785/70 nm

    NIR2: 785/70 nm

    Excitação máx. Blue Laser: 488 nm

    Red Laser: 640 nm

    Informações adicionais podem ser encontradas em:

    https://www.luminexcorp.com/guava-easycyte-flow-cytometers/#overview

  • Comissão de usuários: Andrei Leitão, Bruno Laroca, Talita Valdes.